Seguros Pessoais (Acidente, Vida, Saúde E Previdência) - Bastos & Schommer Advogados
16217
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-16217,op-plugin,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

Seguros Pessoais (Acidente, Vida, Saúde E Previdência)

São muitas as modalidades de seguros pessoais. Como exemplo de seguros de pessoas, temos o seguro de vida, seguro funeral, seguro de acidentes pessoais, seguro educacional, seguro viagem, seguro prestamista, seguro de diária por internação hospitalar, seguro perda de renda, seguro de diária de incapacidade temporária, etc.

Por exemplo:

Uma apólice de seguro de Acidentes Pessoais pode oferecer, juntas ou separadamente, as seguintes coberturas:

  • 1. Morte acidental: indeniza aos beneficiários se ocorrer a morte do segurado em decorrência de acidente.
  • 2. Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente: pagamento de indenização em caso de perda, redução ou impotência funcional definitiva, total ou parcial, de membro ou órgão decorrente de acidente pessoal. Deverá ser observada atentamente a tabela para o cálculo da indenização prevista no plano de seguro.
  • 3. Despesas Médicas e Hospitalares decorrentes de acidente pessoal.

Uma apólice de Seguro de Vida pode oferecer, juntas ou separadamente, as seguintes coberturas:

  • 1. Morte natural: indeniza aos beneficiários se ocorrer a morte do segurado, qualquer que seja a causa.
  • 2. Morte acidental: indeniza aos beneficiários se ocorrer a morte do segurado em decorrência de acidente.
  • 3. Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente: pagamento de indenização em caso de perda, redução ou impotência funcional definitiva, total ou parcial, de membro ou órgão decorrente de acidente pessoal. Deverá ser observada atentamente a tabela para o cálculo da indenização prevista no plano de seguro.
  • 4. Invalidez Laborativa Permanente Total por Doença: pagamento de indenização em caso de invalidez para a qual não se pode esperar recuperação ou reabilitação, com os recursos terapêuticos disponíveis no momento de sua constatação, para a atividade laborativa principal do segurado.
  • 5. Despesas Médicas e Hospitalares decorrentes de acidente pessoal.

Os seguros de vida são regulamentados pela circular 302 da SUSEP.

Uma apólice de Seguro Saúde pode abranger todas as coberturas para despesas médicas e/ou hospitalares decorrentes de doença ou acidente e ainda coberturas específicas de odontologia, por exemplo.

Já num contrato de Previdência Privada, podem ser previstas coberturas para o recebimento de um determinado valor por um determinado tempo, e muitas coberturas de riscos pessoais como: pagamento de um pecúlio (uma quantia fixa em dinheiro) aos beneficiários ou pensão ao cônjuge e/ou filhos após a morte do segurado, pagamento de uma verba mensal ao próprio segurado se acontecer sua invalidez, e outras.